top of page
Foto do escritorAngela Ascoli

REGISTRO DE MARCA: POR QUE DEVO REGISTRAR A MINHA MARCA?


Se você tem uma empresa, um negócio, produto ou uma ótima ideia e quer tornar tudo isso único, já deve ter pesquisado sobre o Registro de Marca e a importância em priorizar o registro para ter a proteção da sua marca.


Mas eu vou te mostrar outros motivos para você registrar a sua marca com urgência, que talvez você nem imagine que o Registro de Marca pode te possibilitar tudo isso.




Afinal, quais são as vantagens de eu registrar a minha marca?

A marca está entre o patrimônio mais importante de uma empresa. Por meio da marca, um negócio é identificado e diferenciado dos demais, pelos consumidores. Quando registrada, a marca pode gerar lucros constantes para a empresa, por meio da exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.

Já pensou se deparar com alguém copiando a sua empresa e ganhando dinheiro com isso ou até manchando o nome da sua empresa com uso indevido? Registrar a sua marca é a única forma de protegê-la legalmente contra a concorrência e contra possíveis copiadores. Com o Certificado de Registro de Marca do INPI, você pode impedir o uso indevido da sua marca, pode até processar quem explorá-la sem autorização, cobrando indenizações por uso indevido de marca. Agora, sem esse certificado, a marca não é de ninguém e pode ser usada por qualquer pessoa. (Eu sei, isso parece assustador, mas é muito simples de resolver, basta iniciar o seu processo de Registro de Marca).

Além disso, o registro de marca torna-se um patrimônio da sua empresa, já que a marca registrada pode ser calculada como um ativo intangível e pode ser incorporada no capital social da empresa. Ela também gera valor econômico para a empresa, pois para ser franqueada, vendida ou para participar de rodadas de investimento, a marca registrada aumenta a cotação da empresa e faz com que ela tenha mais valor de mercado.

E o que significa ter um registro de marca?

Se você tem uma empresa, um negócio, infoproduto, curso, serviço ou uma ideia que pretende proteger de cópias, a única forma de fazer isso é através do Registro de Marca no INPI. Marca é todo sinal distintivo (palavra, figura, símbolo, cores) visualmente perceptível que identifica produtos e serviços em relação a outros concorrentes.

O processo para registro de marca é bem simples, leva em torno de um ano e é mais barato do que a maioria das pessoas imagina. A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo no seu segmento em todo o território nacional pelo período de 10 anos, podendo ser renovado, além de poder ser estendido para mais 137 países.

Ademais, apenas a Inscrição Estadual, o seu domínio do site ou o @ no Instagram não garantem que uma marca seja sua. Você só terá a propriedade da marca quando registrá-la no INPI.

E qual é o melhor momento para eu registrar a minha marca?

Não importa o tamanho do seu negócio, se você não possui o registro de marca no INPI, deve se preocupar agora mesmo com isso, pois todo o esforço para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa pode ter fim se o concorrente efetuar o registro de marca primeiro.

Você deve entender que o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação vai se refletir no futuro fluxo de caixa da sua empresa. Além disso, o prejuízo de ser impedido de seguir utilizando uma marca por ela ter sido registrada antes por um terceiro, de ter que trocar nome, logo, site, materiais de divulgação e de perder a identificação já criada entre a empresa e seus clientes, é infinitamente maior do que o investimento no registro de marca.

Deixar para amanhã pode ser tarde e pode custar tudo o que você já investiu no seu negócio. Clique aqui agora mesmo para registrar a sua marca.

Se você quiser conhecer mais o escritório e os demais trabalhos de Assessoria Jurídica para a sua empresa, acesse www.angelaascoli.com.br. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para te ajudar!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page